PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Agrobio co-organiza IV Colóquio de Horticultura Biológica

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.

Ananda - A Nova Mercearia Bio em Oeiras

A Ánanda - Mercearia Biológica é uma nova Mercearia com certificação biológica, que abriu recentemente em Oeiras, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável, local e ético.


Agrobio co-organiza IV Colóquio de Horticultura Biológica

Entre os dias 17 e 19 de Março vai ter lugar na Universidade do Algarve a quarta edição do Colóquio Nacional de Horticultura Biológica com o apoio da Agrobio na organização do evento. Este colóquio pretende ser uma referência para o desenvolvimento e propagação do Modo de Produção Biológico através de um espaço de partilha de saberes e experiências. 

 

As inscrições para o colóquio já estão abertas e podem ser feitas no site da organização  assim como todo os outros detalhes sobre o colóquio. A Agrobio faz parte da comissão organizadora e os seus associados têm condições especiais de acesso no caso de inscrição mínima de 4 pessoas e através da Agrobio (80€ por pessoa).

Citamos aqui o texto de apresentação do colóquio:

 

A Agricultura Biológica tem futuro e o futuro é hoje!

 17 - 19 de Março 2016  | Faro 
Anfiteatro Verde da Universidade do Algarve


O IV Colóquio Nacional de Horticultura Biológica, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) em parceria com a Universidade do Algarve e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, pretende ser um espaço de troca de conhecimento, de experiências e de debate que contribua para demonstrar o potencial produtivo, económico e ambiental da agricultura biológica (AB), também designada pelo Ministério da Agricultura em Portugal por modo de produção biológico (MPB). 

Este modo de produção agrícola tem vindo a crescer na União Europeia nos últimos 10 anos a uma taxa média anual de 8% em área e de 11,6% em mercado, ultrapassando em 2012 os 20.000 milhões de euros em vendas. No mesmo ano, a AB ocupava em Portugal 226.425 hectares, distribuídos por 2.885 produtores, principalmente pelo Alentejo e Beira Interior e em Trás-os-Montes, com predomínio das pastagens e do olival. A área de hortofrutícolas e de vinha é muito baixa, devido a maior dificuldade técnica e pela falta de experimentação e divulgação nestas culturas em AB em Portugal. É um potencial de produção e valorização agrícola que o país deve aproveitar. 

A agricultura em MPB encontra-se num contexto difícil, com alterações legislativas a nível europeu mais restritivas e a premente necessidade de reduzir custos de produção. É também indispensável fomentar o aumento da produção (novos produtores) e aumentar o valor dos produtos agrícolas biológicos através do seu processamento local. A certificação rigorosa e credível é indispensável para manter a confiança dos consumidores. A resposta a estes problemas deve ser encontrada através da inovação e partilha da informação entre produtores, técnicos e investigadores, de forma a tornar a agricultura biológica mais competitiva, aumentando o emprego e fortalecendo a economia rural. Marcamos ponto de encontro no Algarve.

A Comissão Organizadora

 

 

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1