PT   EN   

  AGROBIO [PT] > Agricultura Biológica > Certificação em AB

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Associada Cláudia Villax lança livro «A Vida Virgem Extra»

Porque o azeite é a melhor superfood do mundo!E vai descobrir o porquê neste livro, que começa no solo e no olival, acabando na mesa com receitas simples e saborosas.

Quinta dos Medronheiros cria parceria Bio com Ass. Port. de Asperger

Pretende-se o envolvimento dos jovens nas atividades de horticultura, poder levar até à comunidade de Benfica a possibilidade de consumir produtos biológicos certificados sem ter que se deslocar para fora da freguesia. 


Certificação em AB

Como sei que é bio? A resposta é: certificação

 

O modo de produção biológico não é algo novo. Tem evoluído ao longo das últimas décadas ou não seria essa a nossa demanda enquanto ser humano, evoluir. A Agricultura Biológica é o melhor das práticas agronómicas de uma agricultura que sempre foi feita e que, atropelada pela industrialização da alimentação e pela produção massiva de alimentos do Pós 2ª Guerra Mundial, numa sociedade global, se tornou aos olhos dessas indústrias como algo especial, para as elites e insuficiente para alimentar o mundo. Perante essa estratégia, diferentes associações de agricultura biológica no mundo, como a Agrobio em Portugal, têm lutado por uma alimentação saudável para todos e não apenas para alguns, num meio, fazendo a analogia, onde se têm de criar defesas e anticorpos como é exemplo a certificação em Modo de Produção Biológico, que em Portugal, é levada a cabo por 11 organismos de controlo privados e acreditados pelo Instituto Português da Acreditação e da Certificação (IPAC). 

 

I1263-DSC00477.JPG  I1263-EUXORGANICXLOGOXCOLOURXRGB.JPG 

 

A certificação é um sistema de controlo, com um regulamento específico, europeu e uma norma portuguesa que orientam as práticas dos intervenientes da cadeia de produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação dos produtos biológicos. Os agricultores, o ator principal da cadeia, têm esse controlo desde o início da atividade, em cada cultura, através dos cadernos de campo e de visitas de fiscalização, pelo menos uma por ano. No caso dos pontos de venda, estes deverão notificar a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) da abertura do estabelecimento, tendo para isso que ter a certificação dada por um organismo de controlo, de forma a obter uma licença própria, se a intenção for a de vender produtos a granel e não apenas os embalados. Mas não é só, pois cada produto a granel tem de ter certificação própria, presente na listagem entregue pelo fornecedor ao responsável pelo estabelecimento. Os produtos embalados possuem o logótipo que identifica os produtos biológicos assim como o código da certificadora responsável por controlar aquele produto. A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é a entidade responsável por controlar os pontos de venda e qualquer indivíduo perante uma irregularidade pode fazer queixa. 

 

 I1263-COMOXSEIXQUEXXXXBIO-V3.JPG

 

Descarregue o Flyer! 

 

O que fazer enquanto consumidor?

- Enquanto consumidor pode pedir o certificado de um estabelecimento de venda de produtos biológicos, se este vender produtos a granel;

- Para os produtos a granel, o vendedor tem de possuir um certificado específico, contendo a lista de cada um dos produtos biológicos que vende e que pode e deve ser consultado pelo consumidor;

- Nos produtos embalados procurar pelo logótipo europeu da Agricultura Biológica e código da certificadora

- Veja sempre os rótulos do que está a comprar, seja um consumidor atento!

 

A AGROBIO aconselha:

- Opte pelo circuitos-curtos de comercialização biológicos e pelas lojas especializadas;

- Não confunda os produtores locais com os produtores biológicos, são coisas distintas! Peça o certificado pois todos os produtores locais lhe vão dizer que sim à pergunta “É bio?”

- Visite explorações bio e tire um curso de agricultura biológica! O saber não ocupa lugar!

 

 

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Outros Mercados
Mural dos Associados
Press Room
Política de Privacidade
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Informação Bio
Links

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Outros Mercados
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1