PT   EN   

  AGROBIO [PT] > Agricultura Biológica > Certificação em AB

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

6º Ciclo de Tertúlias na Biotecnologia - UCP PORTO

Ao longo do mês de Maio a Universidade Católica do Porto vai organizar três tertúlias dedicadas à alimentação e ao tema da biotecnologia, para as quais se conviada o público em geral. 

Ananda - A Nova Mercearia Bio em Oeiras

A Ánanda - Mercearia Biológica é uma nova Mercearia com certificação biológica, que abriu recentemente em Oeiras, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável, local e ético.


Certificação em AB

Como sei que é bio? A resposta é: certificação

 

O modo de produção biológico não é algo novo. Tem evoluído ao longo das últimas décadas ou não seria essa a nossa demanda enquanto ser humano, evoluir. A Agricultura Biológica é o melhor das práticas agronómicas de uma agricultura que sempre foi feita e que, atropelada pela industrialização da alimentação e pela produção massiva de alimentos do Pós 2ª Guerra Mundial, numa sociedade global, se tornou aos olhos dessas indústrias como algo especial, para as elites e insuficiente para alimentar o mundo. Perante essa estratégia, diferentes associações de agricultura biológica no mundo, como a Agrobio em Portugal, têm lutado por uma alimentação saudável para todos e não apenas para alguns, num meio, fazendo a analogia, onde se têm de criar defesas e anticorpos como é exemplo a certificação em Modo de Produção Biológico, que em Portugal, é levada a cabo por 11 organismos de controlo privados e acreditados pelo Instituto Português da Acreditação e da Certificação (IPAC). 

 

I1263-DSC00477.JPG  I1263-EUXORGANICXLOGOXCOLOURXRGB.JPG 

 

A certificação é um sistema de controlo, com um regulamento específico, europeu e uma norma portuguesa que orientam as práticas dos intervenientes da cadeia de produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação dos produtos biológicos. Os agricultores, o ator principal da cadeia, têm esse controlo desde o início da atividade, em cada cultura, através dos cadernos de campo e de visitas de fiscalização, pelo menos uma por ano. No caso dos pontos de venda, estes deverão notificar a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) da abertura do estabelecimento, tendo para isso que ter a certificação dada por um organismo de controlo, de forma a obter uma licença própria, se a intenção for a de vender produtos a granel e não apenas os embalados. Mas não é só, pois cada produto a granel tem de ter certificação própria, presente na listagem entregue pelo fornecedor ao responsável pelo estabelecimento. Os produtos embalados possuem o logótipo que identifica os produtos biológicos assim como o código da certificadora responsável por controlar aquele produto. A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é a entidade responsável por controlar os pontos de venda e qualquer indivíduo perante uma irregularidade pode fazer queixa. 

 

 I1263-COMOXSEIXQUEXXXXBIO-V3.JPG

 

Descarregue o Flyer! 

 

O que fazer enquanto consumidor?

- Enquanto consumidor pode pedir o certificado de um estabelecimento de venda de produtos biológicos, se este vender produtos a granel;

- Para os produtos a granel, o vendedor tem de possuir um certificado específico, contendo a lista de cada um dos produtos biológicos que vende e que pode e deve ser consultado pelo consumidor;

- Nos produtos embalados procurar pelo logótipo europeu da Agricultura Biológica e código da certificadora

- Veja sempre os rótulos do que está a comprar, seja um consumidor atento!

 

A AGROBIO aconselha:

- Opte pelo circuitos-curtos de comercialização biológicos e pelas lojas especializadas;

- Não confunda os produtores locais com os produtores biológicos, são coisas distintas! Peça o certificado pois todos os produtores locais lhe vão dizer que sim à pergunta “É bio?”

- Visite explorações bio e tire um curso de agricultura biológica! O saber não ocupa lugar!

 

 

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1