PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Como Correu o I Encontro AgroEcológico?

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Associada Cláudia Villax lança livro «A Vida Virgem Extra»

Porque o azeite é a melhor superfood do mundo!E vai descobrir o porquê neste livro, que começa no solo e no olival, acabando na mesa com receitas simples e saborosas.

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.


Como Correu o I Encontro AgroEcológico?

Nos passados dias 4 e 5 de abril, sexta e sábado,  cerca de 300 pessoas assistiram ao I Encontro AgroEcológico na Escola Superior Agrária de Coimbra e ao Dia do Agricultor dedicado às sementes. Paralelamente decorreu um Mercado Biológico que deixou marcas positivas nos visitantes do evento.

 

Do ponto de vista da organização foi um feliz evento. Todos os palestrantes deram o melhor na apresentação dos temas correspondentes e a plateia pôde envolver-se nos diferentes temas com questões pertinentes. No I Encontro AgroEcológico a Pecuária em Agricultura Biológica foi demonstrada através de casos práticos e ficou no ar a ideia de que este é um sector em crescimento em Portugal e com muitas potencialidades. Na primeira parte do encontro foi profunda a apresentação da importância da matéria orgânica para a manuntenção dos solos no mundo e foram muitos a ficarem boquiabertos com um mapa apresentado por Miguel Brito em que se podia ver o estado de desertificação dos solos no mundo. Também Carlos Frescata traçou as linhas gerais da protecção de culturas, o que tem sido feito e o que está na mira das novas investigações. Jaime Ferreira, presidente da direcção da Agrobio falou sobre a legislação europeia que norteia a Agricultura e que está a gora em profunda transformação. O primeiro dia teve um final muito esclarecedor no que diz respeito ao mercado de trabalho em Portugal na área da Agricultura Biológica, as questões que se colocam e as perspectivas de futuro.

 

 I858-IMGX3662.JPG

Jaime Ferreira após meta alcançada!

 

No segundo dia, no Dia do Agricultor, o tema das sementes juntou a Quercus e o Movimento Sementes Livres à Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Após muitos meses de grande contestação da nova legislação foi possível juntar os dois lados e perceber que há pontos de concordância entre ONG’s e Ministério e que de certa forma as vontades se coadunam. Paula Carvalho, Directora de Serviços de Sanidade Vegetal e Teresa Coelho da Divisão de Variedades e Sementes demonstraram como Portugal também não esteve de acordo com o princípio da circunscrição das sementes tradicionais à região de onde estas têm origem e que há ainda um processo de formação legislativa a decorrer. Por outro lado apontaram o lado positivo da desburocratização e da ausência de taxas no registo das sementes tradicionais na nova legislação ainda por aprovar. A grande crítica à nova lei das sementes é a da “guetização das sementes”. Dizem os críticos de que para que uma semente se possa “fortalecer” e evoluír deverá circular por diferentes solos e diferentes climas. Circunscrevê-la a uma região poderá levá-la à extinção. Ao longo do dia e com os contributos de Fernando Serrador sobre a Certificação, de José Mariano da Colher para Semear sobre as variedades regionais, de Paulo Andrade da Quercus e de Sara Rocha do Movimento Sementes Livres, reforçou-se também a crítica de que a legislação que está para sair não estimula a produção regional, ao invés, limita-a prejudicando assim a biodiversidade. Terminou o dia com a apresentação de um projecto que promove a participação dos agricultores no melhoramento de sementes em Agricultura Biológica, o Solibam, um projecto internacional que conta com a participação do investigador Pedro Moreira.

 

O I Encontro AgroEcológico contribuiu para aqueles que são os objectivos principais da Agrobio e da ESAC parceira neste evento: divulgar a agricultura biológica, aprofundar e divulgar conhecimentos.

I858-044.JPG I858-045.JPG
I858-046.JPG I858-048.JPG

Mais Fotografias do evento na Página do Facebook

 

 

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1