PT   EN

AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Comunicado de Imprensa do IFOAM EU sobre nova PAC

Mural dos Associados

Noticias Classificados

Associada Cláudia Villax lança livro «A Vida Virgem Extra»

Porque o azeite é a melhor superfood do mundo!E vai descobrir o porquê neste livro, que começa no solo e no olival, acabando na mesa com receitas simples e saborosas.

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.

Comunicado de Imprensa do IFOAM EU sobre nova PAC

A AGROBIO é membro do grupo europeu do IFOAM ,Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica, e como tal subscreve inteiramente o comunicado de imprensa em baixo tranduzido e disponibilizado:

Nova PAC tem falta de medidas fortes e credíveis

em direcção à sustentatibilidade

No passado dia 26 de Junho o presidente irlandês da União Europeia, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia chegaram a acordo para a PAC 2014-2020. O IFOAM EU critica fortemente a falta de ambição no acordo final. Apesar do “greening” ter sido criado como conceito, o acordo não contribui para uma verdadeira viragem em direcção a uma agricultura e a um mundo rural mais “verde”.

“ A introdução do Pilar 1 “greening” é apenas um primeiro passo para que hajam pagamentos para melhores práticas mas as obrigações são demasiado ligeiras! O reconhecimento das propriedades modo de produção biológico como “verdes” por definição é uma excelente medida para reconhecer o seu papel pioneiro na sustentabilidade, mas, o acordo inclui também uma questionável equivalência de direitos e deveres para práticas de baixo nível agro-ambiental que esvaziam o “greening” de sentido.” Disse Cristopher Stopes, presidente do Grupo europeu do IFOAM.

“Nós esperamos que pelo menos 30% do orçamento do Pilar 2 seja canalizado para medidas que na grande parte irão aumentar o desempenho na área do ambiente, no entanto, isto não é um progresso mas sim a continuação de um estatuto.” Acrescentou Jan Plagge, responsável pela secção de agricultura do IFOAM EU. “As decisões positivas – como o aumento do investimento nas ajudas às estruturas da agricultura biológica e agro-ambientais, como a mensagem de que as novas parcerias devem promover uma transição para formas agro-ecológicas e a introdução de um artigo extra que regula as estruturas da agricultura biológica – só podem ter um impacto se existirem fundos suficientes no Pilar 2. A possibilidade dos estados-membros de gastarem grande parte dos fundos em estruturas de seguros e noutras medidas sem qualquer impacto na sustentatibilidade mina a potencialidade do Pilar 2 de promover a viragem para uma agricultura sustentável.”

“Uma boa implementação da PAC a nível regional e nacional poderia parcialmente salvaguardar a tentativa de tornar a PAC mais “verde”” concluíu Thomas Ferti, vice-presidente do Grupo europeu do IFOAM. “Nos próximos meses, os agricultores em Modo de Produção Biológico devem pressionar os países e regiões a fazer o melhor uso dos novos instrumentos:

• Implementar requerimentos “greening” claros e rígidos sob o Pilar 1 que não travem medidas adicionais do Pilar 2 dirigidas a uma sustentabilidade avançada.

• Usando a opção de transferir 15% dos orçamentos nacionais da PAC do Pilar 1 para o Pilar 2

• ao dedicar mais de 50% do orçamento do pilar 2 a medidas que promovam uma sustentabilidade avançada

• Dando prioridade a formas de cultivo agro-ecológicas, incluindo a agricultura biológica, no âmbito dos programas de desenvolvimento rural.

Documento Original- aqui

I651-IFOAMEUXPOLICYXCAPXDEALXPRX20130626XPAGEX1.JPG

Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB