PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Coração Bio - Trazer aos Mercados os Transformados

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.

Ananda - A Nova Mercearia Bio em Oeiras

A Ánanda - Mercearia Biológica é uma nova Mercearia com certificação biológica, que abriu recentemente em Oeiras, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável, local e ético.


Coração Bio - Trazer aos Mercados os Transformados

Trazem variedade aos Mercados de Agricultura Biológica de forma a complementarem os frescos. Preocupam-se com o ambiente e acreditam que existe uma geração eco-sustentável. Têm um Coração Bio.

 

 I867-IMGX1511.JPG

 

Bartolomeu Rabaçal como surgiu a ideia de criar uma mercearia itinerante, a Coração Bio?

O primeiro alinhavar desta ideia surgiu quando fomos ao Mercado Agrobio de Algés durante uma apresentação do módulo de comercialização do curso de AB Geral da Agrobio que estávamos a frequentar e foi nessa visita de estudo que pudemos observar essa lacuna em termos de diversidade de oferta de outros produtos bio que não os frescos. E de facto foi em conversa com alguns feirantes desse mercado, em particular com a Andreia Silva, que se vislumbrou uma possibilidade de negócio relacionada directamente com a Agricultura Biológica, tanto mais que procurávamos algo assim.

Desde esse primeiro contacto e de visitas a outros mercados Agrobio que também tinham essa falta de diversidade que nos pusemos a pensar: "E porque não ter uma mercearia itinerante que rodasse vários mercados?"

 

Como era a vossa vida antes da Coração Bio?

Tínhamos regressado recentemente da Suíça após alguns anos lá em trabalho e voltámos com um sentimento de querer ver alguma mudança e fazer algo com algum significado pelo que nos motivámos com o conceito a eco sustentabilidade e como consequência com a Agricultura Biológica (e não só...). Dado que não queríamos fazer mais do mesmo e que regressámos numa época em que já nem sequer havia mais do mesmo tudo se combinou para agarrarmos esta oportunidade, por mais modesta que seja.

 

Falam de uma geração eco-sustentável, ela existe, está a crescer?

Daquilo que observamos como feirantes diria mais que são várias as gerações que se encontram  agora a partilhar este conceito; há sim preponderância das gerações mais velhas pelo que esta "multi-geração" existe como núcleo germinal em Portugal mas pensamos que cresceria realmente se os produtos bio fossem mais acessíveis às pessoas e especialmente às jovens gerações que têm a vontade de comprar bio mas não têm a capacidade para tal e serão estes a decidir se o futuro será sustentável e ecológico directamente com o seu poder de compra ou indirectamente com a falta deste...

Como foram feitos os contactos com as diferentes empresas dos produtos que comercializam, foi difícil encontra-las?

 Quem é consumidor bio conhece bem as marcas que há para além de que as melhores “Páginas Amarelas” que existem são as pesquisas na Internet.

 

Na área dos transformados o que sentem que faz falta em Portugal e que poderíamos produzir facilmente?

Fazem falta mais produtos nacionais, a gama de ofertas produzida lá fora é vasta e temos fácil acesso a esses produtos, não é por aí, mas sim apostar em nós e no bio. Não se esqueçam que o nosso convencional produz tudo que queiramos facilmente basta reajustar esta equação para incluir o bio.

 

Os transformados em agricultura biológica têm um preço avultado, como contornam essa questão junto do público consumidor?

Na verdade esta é uma questão delicada pois somos mais um intermediário a acrescentar valor ao produto em oferta para o consumidor ao mesmo tempo que queremos manter a acessibilidade o mais possível. É neste sentido que nos socorremos a fornecedores que partilham a nossa filosofia de mercado em querer atrair os consumidores convencionais para o bio. Mesmo assim temos alguns preços que são mais baratos que em algumas superfícies de renome e resolvemos um bocado a questão com as encomendas específicas de produtos que não temos por acharmos caros e que nos fazem alguns clientes, falando-lhes de antemão nisso.

 

Histórias e curiosidades deste vosso curto percurso de 5 meses…

Há sempre algumas peripécias eventuais como a tenda a voar, a nossa primeira estrutura partiu-se uma vez e ficámos à chuva enquanto o toldo abrigava a nossa mercearia! Outras constantes como meter uma família num carro atafulhado de mercearias, enfim... ossos do ofício!

 

 

Em que é que a Agrobio vos foi útil?

Como dissemos começou tudo a partir da formação em Agricultura Biológica Geral que nos ajudou a perspectivar as coisas, até recentemente com o Contrato de Apoio Comercial que celebrámos com a Agrobio para fazermos os mercados. Para além do mais ter uma mercearia itinerante requer comunicação de ambas as partes para experimentar os vários mercados em que pensávamos estar e decidir o que faria mais sentido e houve essa comunicação.

 

Ainda agora começaram, que sonhos têm para a Coração Bio?

Para já que vingue como Mercearia Itinerante! É verdade que neste momento é impossível fazer disto um modo de vida mas estamos crentes e esperançosos que ainda seja possível, afinal temos só 5 meses de existência e continuamos a aprender com os nossos erros.

 

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1