PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Entrevista a Virgílio Pestana da Casa da Caldeira

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.

Ananda - A Nova Mercearia Bio em Oeiras

A Ánanda - Mercearia Biológica é uma nova Mercearia com certificação biológica, que abriu recentemente em Oeiras, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável, local e ético.


Entrevista a Virgílio Pestana da Casa da Caldeira

 

Foram pioneiros na área da transformação em Agricultura Biológica assim como no investimento em Bioturismo, o turismo que alia um modo de vida amigo da natureza ao turismo. Conhecemos um pouco melhor a marca Casa da Caldeira com o seu criador Virgílio Pestana.

 

 

 I892-DSCF3825.JPG

 

Como surge a ideia de ter um projecto de Agricultura Biológica?

A ideia surge pela tomada de consciência, como cidadão e agricultor, de que a agricultura em modo de produção biológico é o processo que permite a renovação dos recursos naturais do planeta e também aquele que produz alimentos de qualidade, isto é, mais saudáveis e nutritivos e, contrariamente ao que muitos afirmam, em quantidade suficiente para a alimentação humana.

 

Foram pioneiros na transformação em Agricultura Biológica, em que difere da convencional?

A grande diferença entre os nossos produtos transformados e aqueles provenientes da agricultura convencional, reside no facto de todas as matérias-primas utilizadas serem certificadas como produtos biológicos, desde as frutas e legumes ao açúcar, azeite, entre outros. Além disso, não introduzimos quaisquer conservantes nem aditivos. As nossas receitas são, de um modo geral, tradicionais, procurando trazer de novo até aos nossos dias os sabores da boa cozinha e doçaria portuguesa, dos velhos tempos.

 

I892-CASAXDAXCALDEIRA-50.JPG

 

Na equação Turismo mais Agricultura Biológica qual é o resultado? Quais têm sido as reacções dos visitantes?

As reacções dos visitantes são francamente positivas. Os visitantes mais informados, sabem ao que vêm – procuram usufruir de uns momentos de lazer no campo e consumir produtos mais saudáveis. As pessoas menos informadas acerca do assunto mostram-se curiosas relativamente a todo este processo, quer no que respeita à produção, quer à transformação, quer ainda à comercialização e, perante os resultados, depois de observarem e provarem os produtos, manifestam o seu agrado, referindo que, sempre que possível, irão dar preferência aos produtos produzidos em modo de produção biológico. Considero que o Turismo associado à A.B. é uma excelente forma de a promover e divulgar.

 

I892-DSCF3837.JPG

 

Em que é que a Agrobio foi determinante para a Casa da Caldeira?

A Agrobio, como a mais antiga e maior Associação que em Portugal promove e divulga a A.B., tem tido um papel muito relevante, na medida em que presta apoio a diversos níveis, quer técnico, quer na comercialização quer, ainda, na divulgação do nosso projecto, através da organização de eventos, sendo o exemplo maior a realização dos Mercados semanais e as Feiras anuais da Terra Sã. Podemos afirmar que, na prática, estes são os acontecimentos mais importantes de divulgação da A.B. em Portugal.

 

Que projectos têm para Casa da Caldeira num futuro próximo?

De imediato, pretende-se dar a conhecer melhor no mercado interno uma linha de produtos isentos de sal (paté de tomate seco, massa de pimento) que já comercializamos no mercado externo. A médio prazo, existe a intenção de transformar um antigo moinho de vento em espaço turístico. Este moinho localiza-se na nossa propriedade Quinta da Ribaldeira, que é um tesouro, passe a imodéstia, em termos de flora e fauna.

 

Contactos:

Vírgilio Pestana  - casadacaldeira@gmail.com

casadacaldeira.blogspot.pt

 

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1