PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Futuro da Agricultura Social preparado em Portugal

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Associada Cláudia Villax lança livro «A Vida Virgem Extra»

Porque o azeite é a melhor superfood do mundo!E vai descobrir o porquê neste livro, que começa no solo e no olival, acabando na mesa com receitas simples e saborosas.

Quinta dos Medronheiros cria parceria Bio com Ass. Port. de Asperger

Pretende-se o envolvimento dos jovens nas atividades de horticultura, poder levar até à comunidade de Benfica a possibilidade de consumir produtos biológicos certificados sem ter que se deslocar para fora da freguesia. 


Futuro da Agricultura Social preparado em Portugal

Começou na passada 2ªfeira o Curso-Piloto em Agricultura Social, decorrente do projecto Europeu MAIE (Multifunctional Agriculture in Europe), no âmbito do programa Leonardo Da Vinci. O curso está a decorrer na Cercica, Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Cascais, onde decorre o projecto de agricultura social Cerplant, antes denominado de Cerjardins.

 

A abertura do curso foi feita pelo presidente da direcção da Agrobio, Jaime Ferreira, pela responsável por produção de plantas da Cerplant, Olga Brito e por Alexander Seyboth, representante do Projecto MAIE. Na apresentação foi destacada a importância do estabelecimento de bases curriculares para uma área da agricultura que está em notável crescimento e a importância de concretizar um projecto com cerca de quatro anos de existência, que terá começado quando o conceito de agricultura social era ainda pouco conhecido. Para o representante do MAIE, Alexander Seyboth, é hoje possível “um verdadeiro movimento de agricultura social na Europa”. Para Olga Brito da Cercica este curso tem o condão de mostrar o trabalho de diferentes instituições portuguesas na área da agricultura social em Portugal dos quais são exemplo não só a Cercica, como a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Escola Agrária de Coimbra, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre outros. 

 

Ter e dar emprego são motivações expressas pelos 10 alunos inscritos que têm diferentes áreas de formação. Estando inscritos a título pessoal, encontram-se presentes profissionais de instituições como o Instituto de Reabilitação Nacional, Santa casa da Misericórdia, entre outros. No grupo encontra-se também uma terapeuta da fala, que terá optado por uma vida no campo, e por explorar as potencialidades da agricultura social. De destacar a presença de agricultores em modo de produção biológico da Quinta do Montalto e do Jardim da Boa Palavra.

 

O curso-piloto em agricultura social, desenhado pela AGROBIO, tem uma componente prática muito forte, partindo da definição de agricultura social, passando pelas características das explorações agrícolas com este fim, assim como o ponto de vista dos clientes deste tipo de serviço. A integração dos serviços sociais na empresa de gestão agrícola e o marketing social são também módulos em destaque. O curso-piloto culminará com a visita ao Parque Monserrate em Sintra que tem a intervenção da Cerplant, e que foi distinguido pela European Green Awards 2013.

 

Para testar o curso estão presentes 9 avaliadores e 2 observadores europeus parceiros do projecto MAIE, oriundos da Bulgária, República Checa, Alemanha, Itália, Finlândia e Holanda. Os países observadores estão ainda a dar os primeiros passos na área da Agricultura Social, enquanto que os avaliadores são países já com experiência prática na área.

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Outros Mercados
Mural dos Associados
Press Room
Política de Privacidade
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Informação Bio
Links

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Outros Mercados
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1