PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Futuro da Agricultura Social preparado em Portugal

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.

Ananda - A Nova Mercearia Bio em Oeiras

A Ánanda - Mercearia Biológica é uma nova Mercearia com certificação biológica, que abriu recentemente em Oeiras, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável, local e ético.


Futuro da Agricultura Social preparado em Portugal

Começou na passada 2ªfeira o Curso-Piloto em Agricultura Social, decorrente do projecto Europeu MAIE (Multifunctional Agriculture in Europe), no âmbito do programa Leonardo Da Vinci. O curso está a decorrer na Cercica, Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Cascais, onde decorre o projecto de agricultura social Cerplant, antes denominado de Cerjardins.

 

A abertura do curso foi feita pelo presidente da direcção da Agrobio, Jaime Ferreira, pela responsável por produção de plantas da Cerplant, Olga Brito e por Alexander Seyboth, representante do Projecto MAIE. Na apresentação foi destacada a importância do estabelecimento de bases curriculares para uma área da agricultura que está em notável crescimento e a importância de concretizar um projecto com cerca de quatro anos de existência, que terá começado quando o conceito de agricultura social era ainda pouco conhecido. Para o representante do MAIE, Alexander Seyboth, é hoje possível “um verdadeiro movimento de agricultura social na Europa”. Para Olga Brito da Cercica este curso tem o condão de mostrar o trabalho de diferentes instituições portuguesas na área da agricultura social em Portugal dos quais são exemplo não só a Cercica, como a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Escola Agrária de Coimbra, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre outros. 

 

Ter e dar emprego são motivações expressas pelos 10 alunos inscritos que têm diferentes áreas de formação. Estando inscritos a título pessoal, encontram-se presentes profissionais de instituições como o Instituto de Reabilitação Nacional, Santa casa da Misericórdia, entre outros. No grupo encontra-se também uma terapeuta da fala, que terá optado por uma vida no campo, e por explorar as potencialidades da agricultura social. De destacar a presença de agricultores em modo de produção biológico da Quinta do Montalto e do Jardim da Boa Palavra.

 

O curso-piloto em agricultura social, desenhado pela AGROBIO, tem uma componente prática muito forte, partindo da definição de agricultura social, passando pelas características das explorações agrícolas com este fim, assim como o ponto de vista dos clientes deste tipo de serviço. A integração dos serviços sociais na empresa de gestão agrícola e o marketing social são também módulos em destaque. O curso-piloto culminará com a visita ao Parque Monserrate em Sintra que tem a intervenção da Cerplant, e que foi distinguido pela European Green Awards 2013.

 

Para testar o curso estão presentes 9 avaliadores e 2 observadores europeus parceiros do projecto MAIE, oriundos da Bulgária, República Checa, Alemanha, Itália, Finlândia e Holanda. Os países observadores estão ainda a dar os primeiros passos na área da Agricultura Social, enquanto que os avaliadores são países já com experiência prática na área.

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1