PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > IFOAM lança apelo para uma PAC mais Verde!

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.

Ananda - A Nova Mercearia Bio em Oeiras

A Ánanda - Mercearia Biológica é uma nova Mercearia com certificação biológica, que abriu recentemente em Oeiras, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável, local e ético.


IFOAM lança apelo para uma PAC mais Verde!

A uma semana do encontro do Conselho da União Europeia para a discussão da Política Agrícola Comum, a IFOAM, Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica, lança o apelo para que seja feita uma reflexão profunda sobre o impacto da PAC numa agricultura mais sustentável. A AGROBIO junta-se à IFOAM, enquanto membro desta organização, e reforça este apelo para uma PAC mais verde.

 

Em primeiro lugar a IFOAM EU chama a atenção para a forma como o dinheiro dos contribuintes é canalizado. Os cidadãos pagam três vezes “a PAC” com os seus impostos: primeiro através dos subsídios, que suportam uma agricultura não sustentável – mais de 50 biliões de euros por ano; depois ao comprarem os produtos alimentares e finalmente para remediar os danos causados por subsídios mal aplicados.

 

Outra ideia presente neste apelo é a de que a maior parte dos subsídios da Política Agrícola Comum não fomenta a inovação agro-ecológica que pode ajudar a tornar o sector agrícola mais resiliente. Apenas uma pequena parte do orçamento da PAC é dirigida aos agricultores que produzem alimentos de uma forma mais sustentável.

 

Quanto ao impacto da PAC no ambiente, este tem sido muito negativo. A maior parte dos subsídios contribuem para a destruição da vida selvagem, para a poluição da água, para uma irrigação insustentável e para a degradação do solo. Trata-se da destruição dos nossos recursos naturais – a base da produção alimentar – colocando em risco o meio-ambiente e, consequentemente, as futuras gerações.

 

Será que esta reforma vai ser positiva para todos? O objectivo original da reforma da PAC era tornar os subsídios mais verdes, mais justos e encorajar a agricultura sustentável, mas esta visão está a esmorecer rapidamente à medida que interesses estabelecidos clamam por “cheques em branco”. Pela primeira vez na história da PAC corre-se o risco de recuar no progresso feito em reformas anteriores.

 

 

 I624-CAPXMINXWEB.JPG

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1