PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > Lagos Quer Bio!

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Associada Cláudia Villax lança livro «A Vida Virgem Extra»

Porque o azeite é a melhor superfood do mundo!E vai descobrir o porquê neste livro, que começa no solo e no olival, acabando na mesa com receitas simples e saborosas.

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.


Lagos Quer Bio!

Foi bem cedo que a equipa da Agrobio saíu da Quinta das Seis Marias, onde ficou alojada, para montar as tendas do que iria ser, a partir das nove horas de sexta-feira, o Mercado Biológico da Festa Bio na Praça Luís de Camões em Lagos. Logo ao lado o Salão Nobre dos Antigos Paços de Concelho também esperava pelo Roller Up de anúncio do evento assim como por todos os palestrantes que iriam fazer rolar ideias importantes e interessantes ao logo de duas manhãs há muito programadas. A expectativa era bastante, afinal tratava-se da primeira Festa Bio. Ao mesmo tempo já havia uma esperança de que Lagos recebesse de forma condigna a Festa Bio ou não fosse este concelho o primeiro  a afirmar-se como "Livre de transgénicos".

 

 I898-DSC03527.JPG

Faixa de promoção à Festa Bio na Praça Gil Vicente

 

I898-DSC03499.JPG

Mercado Agrobio na Praça Luís de Camões

 

Às nove horas o mercado estave pronto a receber os primeiros visitantes e passado uma hora a Presidente da Câmara Joaquina Matos e o Director Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino, marcaram a abertura das palestras. A sala estava cheia de espectadores atentos às palavras que se seguiram dos diferentes convidados. A nutricionista Daniela Seabra deu início ao ciclo mostrando como o cocktail de quimícos de síntese ingeridos diariamente pela população em geral tem vido a contribuir para uma roleta de interacções no organismo de cada consumidor e de como muitas doenças actuais se ligam a essas interacções. Foram muitos os estudos apresentados. De seguida, António Lopes da Agrobio trouxe-nos uma apresentação sobre Agricultura Familiar, dados interessantes e actualizados que nos demontram a importância dos que alimentam o mundo. Mafalda Brito e Silva abordou a Tracção Animal como uma alternativa ecológica e benéfica emocionalmente no âmbito de uma exploração biológica. A primeira manhã de palestras terminou com dois olhares que se cruzaram sobre a importância da economia para a agricultura e para o ambiente: Jaime Ferreira, presidente da Agrobio,  desenhou os contornos da nova Política Agrária Comum e Ivo Francisco apresentou o seu livro "Repensar a Economia".

 

I898-DSC03516.JPG

António Lopes no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho

 

Ao final do dia, na Quinta das Seis Marias,  com o sol a insistir até tarde, as sardinhas já estavam na brasa, e as mesas ocupadas com cerca de 60 visitantes. O caldo verde já se fazia cheirar e pronto a ser visitado pelas rodelas de chouriço. A salada era bem colorida e a limonada e o vinho regaram os copos com fartura. A música e as palavras soaram no ar assim como o bem-estar. A sardinhada estendeu-se até tarde e no dia a seguir o sol raiou cedo para os produtores e para a equipa. Foi mais um dia de Mercado e de Palestras.

 

I898-DSC03538.JPG

 

No Salão Nobre a sessão de palestras foi aberta pelo Presidente da Assembleia Muncipal Paulo Morgado que referiu a importância da Agricultura Biológica como sector para o concelho: um sector de futuro para a economia e "sabe-se que os turistas procuram os produtos biológicos", afirmou o presidente da Assembleia Municipal, médico de profissão. Neste segundo dia as palestras foram dedicadas aos produtores do Algarve e nesse sentido falou Fátima Torres, produtora da Quinta das Seis Marias, Guillaume Leroux do Monte da Casteleja, Rosa Dias da Quinta da Fornalha e António Marreiros da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, responsável pela experimentação e investigação da Agricultura Biológica no Algarve.

 

I898-DSC03550.JPG

Presidente da Assembleia Municipal e Presidente da Direcção da Agrobio

 

I898-DSC03559.JPG

Slide do Monte da Casteleja

 

I898-DSC03567.JPG

António Marreiros na palestra sobre Experimentação e Investigação em AB no Algarve

 

I898-DSC03564.JPG

A longa história de parceria entre a DRAPALG e a AGROBIO

 

A Festa Bio serviu para saciar a sede destes produtos e de informação em Lagos. Como conclusão ficou no ar a vontade de que existam mais agricultores na região, até porque pelos testemunhos dados, as condições são boas e promissoras.

 

Apresentações:

Alimentação biológica – Daniela Seabra, Especialista em Alimentação Funcional - aqui

. Agricultura Familiar – António Lopes, Agrobio - aqui

. A Tração animal na Agricultura Biológica, Mafalda Brito e Silva - aqui

. Repensar a economia – Ivo Gomes Francisco, Economista autor do livro Repensar a Economia - aqui

. Quinta das 6 Marias – Fátima Torres - aqui

. Monte da Casteleja – Guillaume Leroux - aqui

. Quinta da Fornalha – Rosa Dias - aqui

 

 

 

 

 

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1