PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > «Monsanto Papers» Ataques brutais da Multinacional Monsanto à IARC vieram a luz

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Herdade dos Outeiros Altos recebe Rolha de Ouro 2017

No passado dia 15 de Setembro a Weinloge, uma associação de consumidores de vinho alemã, entregou o prémio da Rolha de Ouro 2017 ao associado da Agrobio "Herdade dos Outeiros Altos". É a primeira vez que este prémio é atribuído em Portugal.

Ananda - A Nova Mercearia Bio em Oeiras

A Ánanda - Mercearia Biológica é uma nova Mercearia com certificação biológica, que abriu recentemente em Oeiras, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável, local e ético.


«Monsanto Papers» Ataques brutais da Multinacional Monsanto à IARC vieram a luz

Foi notícia no Jornal Le Monde uma investigação realizada a pressões feitas pela Multinacional Monsanto à IARC, Agência Internacional de Pesquisa do Cancro, que em Março de 2015 classificou o glifosato como potencialmente cancerígeno. O jornal Francês Le Monde apelidou o artigo de "Os Papéis Monsanto: A batalha de informação" e demonstra como a multinacional Monsanto não se poupa a esforços para calar quem quer saber mais.  

 

De acordo com o artigo a própria agência de notícias inglesa, a Reuters (equivalente à nossa LUSA), se envolveu na campanha de desinformação. Logo após a divulgação dos resultados das investigações sobre o glifosato foi publicado um telex na Reuters sobre a má qualidade da investigação " com acusações contra o homem que presidiu a revisão do glifosato". Veio-se  a descobrir que a fonte da informação era a própria Monsanto, que o cientista citado no telex era consultor da Monsanto. 

 

É o próprio director da Agência Internacional de Pesquisa do Cancro, Cristopher Wild,  que conta ao jornal que desde março de 2015 tem sido vítima de uma completa perseguição pela Monsanto:  "Desta vez, somos alvo de uma campanha orquestrada de escala e duração invisíveis". O artigo aponta para cartas de intimidação dos escritórios de advogados da Monsanto assim como para pressões políticas no próprio congresso americano onde um deputado pediu uma investigação sobre  o financiamento da IARC. A intervenção pelo deputado Chaffetz foi apoiada pelo Conselho de Quimicos Americano (ACC), uma poderosa organização de lobby da qual a Monsanto é membro e também pela  Croplife International, um lobby para as empresas de pesticidas e sementes  que fez questão de dirigir-se a diferentes elementos da assembleia e direção da IARC para se queixar da qualidade do trabalho da agência. Muitos desses elementos são finaciadores da IARC. O artigo fala também de personagens com identidades falsas que tentam saber informações sobre o financiamento da agência: falsos jornalistas, pesquisadores independentes ou assistentes de consultoria. Dois outros organismos norte americanos, ligadas ao ambiente e dirigidos pelo "anti-alterações climáticas" David Schnar aparecem no artgo como tendo sido responsáveis por pressão aos membros oficiais do estado americano para que fosse feita uma pesquisa aos documentos por eles trocados que incluissem as palavras IARC e glifosato. Foram também feitas questões sobre bolsas de investigação, detalhes sobre financiamentos entre outras. 

 

A notícia chegou até à Agrobio através da Plataforma Transgénicos Fora. Pode encontrar a nossa fonte aqui  e o artigo do Le Monde aqui.

 

I1430-MONSANTOXPAPERS.JPG

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Mural dos Associados
Press Room
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Links

Campanha +BIO

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1