PT   EN   

  AGROBIO [PT] > AGROBIO > Notícias Agrobio > PAC 2021-27: financiamento da Agricultura Biológica em risco?

 Mural dos Associados



Noticias Classificados

  

Associada Cláudia Villax lança livro «A Vida Virgem Extra»

Porque o azeite é a melhor superfood do mundo!E vai descobrir o porquê neste livro, que começa no solo e no olival, acabando na mesa com receitas simples e saborosas.

Quinta dos Medronheiros cria parceria Bio com Ass. Port. de Asperger

Pretende-se o envolvimento dos jovens nas atividades de horticultura, poder levar até à comunidade de Benfica a possibilidade de consumir produtos biológicos certificados sem ter que se deslocar para fora da freguesia. 


PAC 2021-27: financiamento da Agricultura Biológica em risco?

No âmbito da futura Política Agrícola Comum (PAC 2021-27) e tendo em conta as mais recentes propostas da Comissão Europeia, estamos muito preocupados com o corte sugerido de 15% no financiamento do II Pilar – Programa de Desenvolvimento Rural, a que acresce a diminuição do cofinanciamento da UE, aumentando a contribuição dos Estados-Membros de 15% para 30%. Isto, enquanto se preveem aumentos do financiamento do I Pilar – Pagamentos diretos.

Importa recordar que é no II Pilar que estão as seguintes medidas: o apoio para a Agricultura Biológica; o apoio aos jovens agricultores; o apoio à inovação; o apoio ao investimento e aos mercados. No I Pilar encontram-se os pagamentos diretos (Regime de Pagamento Base e pagamentos ligados) que funcionam como apoio à manutenção dos agricultores ativos. Ou seja, se pretendermos mudança, se quisermos incrementar e promover a agricultura biológica e promover a resiliência às alterações climáticas temos de apostar no Programa de Desenvolvimento Rural. A proposta agora apresentada é um claro desinvestimento e retrocesso nestas áreas, deixando aos Estados Membros a opção de escolha de investir ou não. Como bem sabemos, fazer depender esta aposta do Orçamento de Estado Português é um risco demasiado elevado.

De facto, no âmbito da Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Agricultura Biológica aprovada em 2017, a não serem dadas garantias de real financiamento da Agricultura Biológica vemos colocada em sério risco o desenvolvimento deste modo de produção, a adesão de novos agricultores e o aumento da produção biológica nacional. Desta forma, não será cumprido o objetivo de aumentar a disponibilidade de alimentos biológicos para os consumidores e, em vez disso, irá aumentar a importação destes produtos. Como consequência, esta proposta de financiamento coloca em causa a Estratégia Nacional e o progresso da Agricultura Biológica Nacional.

                                                                                                                        
Mercados Agrobio Alimentação Saudável Formação e sensibilização Apoio técnico à produção

mamaot2 ue2 ifoam Entidade Formadora Certificada - DGERT facebook_icon twitter_icon

AGROBIO

Notícias Agrobio
Quem somos
O que fazemos
Inscrição de Associados
Outros Mercados
Mural dos Associados
Press Room
Política de Privacidade
Publicações
Contactos

Notícias

Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica?
12 razões para preferir biológico
4 Princípios da AB
Desenvolvimento da AB
Certificação em AB
Informação Bio
Links

Agricultura Social

Guia do Consumidor

Mercados AGROBIO
Outros Mercados
Pontos de Venda
Terra Sã
Alimentos de Época

Formação

Produzir e Comercializar

Vantagens do apoio técnico AGROBIO
Apoio Técnico à Agricultura Biológica
Apoio à produção familiar
Projectos de investimento
Apoio ao Desenvolvimento Comercial

Aconselhamento Agrícola

Formulário de inscrição
Serviço de Aconselhamento
Copyright @ 2011 Agrobio. Todos os direitos Reservados.      SICLIK S8V2.AGROBIO.PT.1